Rua Carlos Barros Queirós

Abreviada na placa toponímica apenas como "Rua Carlos B. Queirós", esta é uma pequena rua situada numa esquina entre a Rua da Sociedade Filarmónica e a Rua da Marrada.

Vista geral da aldeia com a localização da rua 

Vista da rua no tracejado a vermelho, ao centro da imagem a Rua da Sociedade Filarmónica

Esta rua tem o nome de uma personalidade muito pouco conhecida em Louriçal do Campo, trata-se de Carlos Fernandes de Barros Queirós. Desconheço se era ou não natural da freguesia, mas ali residiu muitos anos e foi o primeiro proprietário da "Farmácia Gardunha" que ainda hoje existe, era um homem de algumas posses, tinha boas relações com as famílias mais importantes da localidade, e pelo que se conta participava activamente em actos de generosidade para com a população. Foi depois morar para Lisboa onde casou com Alda Faria de Barros Queirós, sendo pai do mundialmente conhecido cantor de opera Tomé de Barros Queirós, que nasceu em Sintra, e mesmo não sendo natural de Louriçal do Campo, uma parte da sua juventude foi lá passada.

Ao que tudo indica Carlos de Barros Queirós terá morado nesta rua, caso contrário não faria muito sentido a mesma ter o seu nome, como a toponímia dos arruamentos em Louriçal do Campo apenas se realizou no final dos anos 70, é difícil indicar o ano exato em que esta rua foi nomeada, mas certo é que a mesma faz referência a um ilustre habitante de Louriçal do Campo, que talvez se não fosse pela sua iniciativa de abrir uma farmácia na aldeia, Louriçal do Campo hoje não dispunha de tal serviço.

Sem comentários:

Enviar um comentário