Rua do Casalinho

Esta é provavelmente uma das mais antigas ruas da aldeia de Louriçal do Campo, e aquela que lhe terá dado origem. Situa-se muito perto da entrada principal, na curva à direita logo a seguir à igreja matriz, prologando-se depois até um caminho de terra batida que vai dar à zona da piscina de S. Fiel, esta rua faz ainda ligação com a Rua Chão do Ramalho, que dá acesso ao Bairro da Sr.ª da Serra.

Vista geral de Louriçal do Campo com a localização da Rua do Casalinho

A origem do nome desta rua está historicamente associada a um casal, que se terá deslocado do lugar de Pardieiros (perto da aldeia da Torre) para esta zona, muito mais abaixo do rio Ocreza, motivados por um flagelo popularmente imortalizado como "lenda das formigas", o casal ter-se-á fixado naquela zona criando assim de certa maneira uma nova povoação que veio a dar origem a Louriçal do Campo.

Vista pormenorizada da rua no tracejado a vermelho

Esta rua é uma das mais conhecidas, sendo o local onde se situam as instalações do centro de dia, e ainda um pequeno salão de festas, agora muito pouco utilizado, também conhecido como "salão do casalinho", é portanto uma rua muito movimentada, porém, e por ser também uma das mais antigas, encontra-se muito pouco habitada, com a maioria das casas desocupadas ou abandonadas, no fundo da rua existe ainda a fonte do Casalinho, que possui um mural de azulejos com a figura do Mártir de S. Fiel.

Fonte do Casalinho

Sem comentários:

Enviar um comentário