Rua da Sociedade Filarmónica e Beco da Filarmónica

Como o próprio nome indica é nesta rua que se situa a sede da Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo, colectividade musical fundada em 1938 por uma comissão constituída, entre outros, por José Ramos Preto, ilustre personalidade da freguesia. Porém a cultura da música já estava presente na aldeia desde os tempos do Colégio de S. Fiel, que possuía uma banda própria composta exclusivamente por alunos, e foi precisamente um antigo professor de música do colégio que, vivendo a sua aposentadoria em Louriçal do Campo, teve a ideia de criar uma banda filarmónica nesta localidade, e que desde então, mesmo atravessando altos e baixos nunca parou a sua actividade. Por curiosidade o Reformatório de S. Fiel (mais tarde Instituto) teve também uma banda própria para os jovens internos, que funcionou de 1924 até meados dos anos 70, por isso Louriçal do Campo chegou assim a ter duas bandas filarmónicas simultaneamente em actividade.

Vista geral de Louriçal do Campo com a Rua da Sociedade Filarmónica assinalada

Nesta rua larga que se assemelha a uma pequena avenida, está situado ao centro o edifício que serve de sede à Sociedade Filarmónica, que é popularmente conhecido como "casa da música", e que há uns anos foi rebaptizado como "Casa da Música Joaquim Cabral" em homenagem a um maestro que ali exerceu funções durante várias décadas. Sendo esta rua a principal via de acesso ao Bairro Cabeço do Barreiro (também chamado de "cabeços"), e consequentemente às estradas que vão dar a Sobral do Campo e São Vicente da Beira, é uma rua muito movimentada diariamente sendo um local de passagem.

No seguimento da mesma, existe ainda o Beco da Filarmónica, que não é mais que um pequeno beco sem saída situado junto de uma das extremidades desta rua.

Pormenor da Rua da Sociedade Filarmónica no tracejado a vermelho, e ao lado direito o Beco da Filarmónica

No fundo da rua existe ainda uma fonte, a Fonte de S. Sebastião, também conhecida como "fonte dos cabeços", por ser ali onde se inicia esse bairro, foi construída pela junta de freguesia em 1962 e ostenta um pequeno mural em azulejo com a imagem do Mártir S. Sebastião.


Sem comentários:

Enviar um comentário