Rua Mestre Joaquim Cabral

Rua situada na zona norte da aldeia, que tem o seu nome em homenagem a uma ilustre figura de Louriçal do Campo, Joaquim Cabral, músico, professor, compositor e maestro, que dedicou grande parte da sua vida à banda filarmónica da sua terra.

Vista parcial de Louriçal do Campo com a Rua Mestre Joaquim Cabral

Esta rua até à bem poucos anos fazia parte da Rua de São José, e posteriormente o troço da rua onde Joaquim Cabral sempre morou com a sua família foi renomeado como "Rua Mestre Joaquim Cabral" como homenagem ao contributo que o mesmo deu à Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo.

Rua Mestre Joaquim Cabral no tracejado a vermelho

Nascido a 1 de Março de 1929 em Louriçal do Campo, Joaquim Cabral ingressou na aprendizagem da música aos nove anos de idade na então recém criada Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo. Depressa descobriu o seu talento para a arte musical e começou a destacar-se dos demais. Apesar do seu jeito para a música os pais não tinham possibilidades para o colocar a estudar música, por isso ganhava a vida como pedreiro. Aos 24 anos, e já como contramestre da banda, surgiu a oportunidade de ir para Lisboa tocar na "Banda da Carris", onde permaneceu durante cerca de uma década como músico profissional, mais concretamente como clarinetista. Ao mesmo tempo obteve formação de regente e começou também a compor as suas primeiras músicas. Na década de 60 regressou a Louriçal do Campo, para trabalhar como professor de música no Instituto de Reeducação de S. Fiel, instituição de menores que possuía também uma banda filarmónica própria onde passou também a ser regente. Depois da banda do Instituto ter terminado Joaquim Cabral permaneceu ainda como professor de música, emprego onde se manteve até à reforma. 

Porém o seu regresso a Louriçal do Campo marcou também a sua reentrada na banda filarmónica local, onde de pequeno aprendeu as primeiras notas, e vem assumir a regência e a escola de música. Na sua carreira musical teve também vários convites para reger outras bandas da região, como as de Silvares, Retaxo, Covilhã e Idanha-a-Nova, todas elas em simultâneo, onde para além de maestro era também professor de música. Nunca deixou a banda de Louriçal do Campo onde permaneceu ininterruptamente como maestro durante cerca de cinquenta anos até se ver forçado a abandonar o cargo por problemas de saúde, porém manteve-se como professor de música até ao final dos seus dias, ensinando os novos integrantes da banda da sua terra, a quem dedicou grande parte da sua vida, sempre com a exigência e o profissionalismo que o caracterizavam. Viria a falecer no dia 12 de Abril de 2019 aos 90 anos de idade. Pode consultar a sua biografia mais detalhada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário