Rua da Secção Preparatória

Esta rua dá acesso a uma zona conhecida como "Tapada da Renda", onde se encontra a antiga "Casa da Tapada da Renda", instituição que acolhia jovens menores em risco social, e que funcionou em tempos como Secção Preparatória do Instituto de Reeducação de S. Fiel, situado em Louriçal do Campo, sendo que nesta casa ficavam os jovens internos mais novos.

Vista geral de Louriçal do Campo com a Rua da Secção Preparatória

Pormenor da rua no tracejado a vermelho

Tal como o Colégio de S. Fiel, também este edifício da Tapada da Renda tem uma longa história de instituições que lá funcionaram. Tudo começou por volta do ano de 1900 com Madre Rita de Jesus, mulher dedicada ao bem religioso, que tinha o objetivo de abrir um noviciado para raparigas carenciadas, onde lhes seria dada formação literária, e ensino de bordados e costura. Para esta instituição ela escolheu Louriçal do Campo, local que lhe foi recomendado por ali se situar o Colégio de S. Fiel gerido pelos padres jesuítas. Este colégio de raparigas que se viria a chamar Instituto Jesus Maria José, começou assim a funcionar no edifício onde se situa actualmente a Junta de Freguesia, tendo sido mais tarde transferido para o local que viria a ser conhecido como Tapada da Renda, sendo que "da Renda" vem precisamente do facto de as raparigas aprenderem lá a costurar ou por outras palavrar "a fazer renda". 

Com a proclamação da republica em 1910, as congregações religiosas foram expulsas de Portugal e os seus bens expropriados pelo estado, tal aconteceu com o Colégio de S. Fiel e também com o Instituto Jesus Maria José. Depois, estas propriedades passaram a alçada do Ministério da Justiça que abriu um reformatório central em S, Fiel, e onde em 1939 se veio a integrar o edifício da Tapada da Renda, para então funcionar como secção sanatorial. Em 1953 passa a Secção Preparatória para albergar os jovens internos mais novos de S. Fiel, tendo-se mantido com essa função até 1994, quando foi desativada devido a uma redução drástica do número de jovens internos na intuição, que passou assim a albergar todos os alunos no edifício principal em São Fiel. Pouco tempo depois esta casa albergou ainda uma instituição privada para tratamento de toxicodependentes, até que em 2003 recebeu as poucas dezenas de jovens que ainda se encontravam no Centro Educativo de S. Fiel, que se transferiu do edifício do colégio para a Tapada da Renda, onde com algumas modificações ao longo dos anos, se manteve em funcionamento, até ter encerrado definitivamente em 2017, estando estas instalações atualmente sem qualquer utilização, porém está prevista por parte da autarquia local a reconversão deste espaço para centro de desportos radicais.

Edifício da Casa da Tapada da Renda e instalações anexas 

Sem comentários:

Enviar um comentário