Rua Eugénio de Campos

Esta é uma das principais ruas de Louriçal do Campo, que juntamente com a Rua Dr.º José Ramos Preto atravessam todo o centro da aldeia, sendo por isso das mais movimentadas.

Vista parcial de Louriçal do campo com a Rua Eugénio de Campos no tracejado a vermelho

O seu nome é em homenagem a Eugénio de Campos Paes do Amaral, nascido em 1876, natural de Castelejo (Fundão). Licenciado em Farmácia pela Universidade de Coimbra, era farmacêutico de profissão, oficio que praticou em algumas farmácias da região, como por exemplo no Fundão e em Alpedrinha, onde se estabeleceu com uma farmácia por conta própria.

Era filho de António de Campos Paes do Amaral, também natural do Castelejo, jurista no Fundão e grande proprietário da região. Eugénio Campos casou em 1906 com Maria Alice Serra Ramos Preto, natural de Lisboa, mas com os seus raízes em Louriçal do Campo, onde residia o seu primo direito José Ramos Preto, que conjuntamente com Eugénio Campos, foram as duas personalidades mais marcantes em Louriçal do Campo na primeira metade do séc. XX, existindo ente os dois uma saudável "rivalidade" politica acerca de quem consegui fazer mais e melhor pela terra.

O casal fixou-se em Louriçal do Campo, mas simultaneamente fazia vida em  Alpedrinha, onde tinham também vasta família. Eugénio Campos como pessoa muito dinâmica também teve também influência no desenvolvimento social e cultural de Alpedrinha, fazendo parte de órgãos sociais de algumas coletividades e mentor de vários empreendimentos. Exerceu  o cargo de presidente da junta em Louriçal do Campo em três períodos diferentes (1926-1928, 1931-1933 e 1936-1937), e foi responsável por várias obras e melhoramentos na freguesia, como por exemplo a construção da Fonte Nova, e vários arruamentos. Aparece ainda como vogal em 1929 na Câmara Municipal de Castelo Branco. 

O seu trabalho foi reconhecido anos mais tarde com a colocação do seu nome numa das principais ruas da aldeia, na esquina  da casa onde morou. Faleceu em Alpedrinha no ano de 1943, estando sepultado no jazigo da família no Castelejo, sua terra natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário