Rua Dr.º José Ramos Preto

Esta é a mais importante rua de Louriçal do Campo, sendo a entrada principal da aldeia. Aqui se situa o edifício sede da Junta de Freguesia, onde funcionam os principais serviços, como a Extensão de Saúde, o Posto de Correios e o Espaço Cidadão. O andar de cima é ainda ocupado pelo Centro de Dia-Noite e Social de S. Bento.

Louriçal do Campo a rua Rua Dr.º José Ramos Preto no tracejado a vermelho

No decorrer da rua existe ainda a Capela de Nossa Sr.ª da Conceição, a Fonte Nova, um jardim e o Solar Ramos Preto, casa onde vivia a família Ramos Preto. Esta rua originalmente chamava-se rua da capela, mas depois da morte de José Ramos Preto foi renomeada em sua homenagem, pe33lo enorme contributo que esta personalidade deu a Louriçal do Campo.

Capela de Nossa Sr.ª da Conceição e a Fonte Nova 

José Ramos Preto foi um politico português nascido em Louriçal do Campo no ano de 1870, fazia parte de uma das famílias mais abastadas da região e com enorme influência local. Foi aluno externo do Colégio de S. Fiel, em Louriçal do Campo, e depois da Universidade de Coimbra, onde se formou em direito, seguindo a carreira de advogado, mais tarde teve uma curta passagem pela politica nacional em 1920, sendo eleito Presidente do Concelho de Ministros (o atual cargo de Primeiro Ministro) e Ministro da Justiça, cargos que ocupou por curto período tendo regressado a Louriçal do Campo nesse mesmo ano para dirigir o recém criado Reformatório Central de S. Fiel, numa reconversão das instalações do antigo Colégio de S. Fiel onde havia sido aluno, e possibilitou assim a criação de centenas de postos de trabalho para os seus conterrâneos. A nível regional destacou-se como senador por Castelo Branco, cidade onde foi também reitor do liceu, na sua terra natal contribuiu para várias causas, com ajuda aos mais necessitados, cedência de terrenos para construção, e sendo um dos fundadores da Sociedade Filarmónica. Viria a falecer em 1949, deixando um grande legado que ainda hoje perdura, deixou duas filhas, Ema e Stella, que não tendo deixado descendências foram também beneméritas com ajuda à comunidade e a cedência de terrenos, a elas foi colocado o nome no jardim local como forma de homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário