Bairro Cabeço do Barreiro

Este bairro está situado na zona sul da aldeia, e deve o seu nome à numerosa existência de "cabeços" naquela área, que são rochas de grande dimensão, já desgastadas pelo tempo, que abundam na Serra da Gardunha, sendo que há algumas zonas no meio do bairro onde se encontra uma grande quantidade de cabeços, pois a presença dos mesmo impediu a construção de habitações nesses espaços. Existe ainda o pormenor deste bairro se localizar numa zona muito inclinada, que no vocabulário popular é denominada como uma "barreira", esse expecto influenciou também o nome do bairro, que nas placas toponímicas é referenciado apenas como "Bairro do Barreiro", mas localmente é mais conhecido simplesmente como "bairro dos cabeços".

Vista de Louriçal do Campo com a localização do bairro
A construção deste bairro deu-se nos finais da década de 60, quando a aldeia foi aumentado para sul, e o seu crescimento continuou até inícios da década de 80. Por vários motivos económicos e sociais relacionados com a própria evolução do país, quer pela maior facilidade no acesso à aquisição de terrenos, quer pelo maior poder de compra e o dinheiro que vinha da emigração, começaram-se a construir cada vez mais habitações naquela zona, até darem origem aquilo que é hoje o bairro. A própria inclinação e instabilidade daqueles terrenos, onde existem os tais cabeços, impediu que o bairro pudesse crescer ainda mais, sendo este um problema comum a todas as zonas que se encontram ao redor da aldeia. O bairro é atualmente constituído por ruas numeradas, algo que aconteceu apenas á alguns anos atrás, pois antes disso todas as ruas se chamavam Rua Cabeço do Bairro, o que dificultava os serviços dos correios, sendo assim existem a Rua 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Ruas do bairro

Este local faz ainda a ligação entre o Louriçal do Campo e a "Oles" caminho que dá posteriormente acesso às estradas em direção às freguesias vizinhas de Sobral do Campo e São Vicente da Beira, sendo por isso algo movimentado. Para além da existência do cemitério da freguesia, cuja construção remonta a 1886, há que destacar ainda neste bairro a presença de um armazém de produtos agrícolas, uma queijaria, e uma fonte, construída pelos moradores em 1980 e baptizada como Fonte de S. João.

Sem comentários:

Enviar um comentário