Bairro da Senhora da Serra

Este bairro está situado na zona norte de Louriçal do Campo, nuns terrenos nos arredores da aldeia, e já perto da serra, num local conhecido como Terreiro da Sr.ª da Serra, pois diziam os antigos que esta santa terá aparecido não muito longe dali, no sitio da Penha, no alto da Serra da Gardunha, numa zona rochosa perto de Castelo Velho, onde chegou a ser construído um santuário do qual restam ainda alguns vestígios. Existia uma romaria a Sr.ª da Serra até esse santuário, e na qual o povo de Louriçal do Campo era presença frequente. Para saber mais sobre a Penha da Sr.ª da Serra clique aqui.

Vista de Louriçal do Campo com a localização do bairro

No inicio década de 70, por vários motivos económicos e sociais relacionados com a própria situação do país, quer pela liberalização dos terrenos quer pelo dinheiro que vinha da emigração, começaram-se a construir habitações naquela zona, cujos terrenos pertenciam à família Ramos Preto e que de certa forma facilitou a sua aquisição. Nasceu assim o Bairro da Senhora da Serra, que manteve a ligação ao nome da santa a que estava já associado aquele sitio. A própria inclinação e instabilidade dos terrenos daquela zona, que está já muito perto da Serra da Gardunha, impediu que o bairro pudesse crescer mais, sendo este um problema comum a todas as zonas que se encontram ao redor da aldeia. O bairro é atualmente constituído por ruas numeradas, algo que aconteceu apenas á alguns anos atrás, pois antes disso todas as ruas pertenciam à Rua da Sr.ª Serra, o que dificultava os serviços dos correios, sendo assim existem a Rua 1, 2, 3, 4 e ainda uma pequena via que é Travessa da Sr.ª da Serra.

Ruas do Bairro da Senhora da Serra

No cimo bairro, ao centro da Rua 4, existe a Fonte do Bairro da Sr.ª da Serra, que foi construída em 1975 por alguns moradores do bairro que se juntaram para dotar aquele espaço de um local onde se pudessem abastecer de água, pois na altura a água canalizada ainda não tinha chegado à aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário